quinta-feira, 28 de maio de 2015

São Paulo: Diversão Cultura e Lazer: opções gratuitas para fazer na capital de SP

Apesar de ter a fama de ser um lugar caro, São Paulo tem pontos de interesse, alguns de destaque, gratuitos. Com isso, dá para economizar e jantar em um de seus estrelados restaurantes ou se divertir em sua badalada vida noturnaOs museus são os passeios mais procurados, já que a cidade tem alguns dos melhores do Brasil como o MASP, a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa, com entradas livre em alguns dias da semana.
Além disso, se engana quem pensa que São Paulo tem uma paisagem composta apenas por prédios e elementos urbanos. Os amantes de natureza podem visitar o Parque Ibirapuera, o Horto Florestal e o Parque Trianon para se desconectar da agitação sem pagar nada. Para ver a cidade de cima, a dica é ir no Edifício Altino Arantes, também conhecido como "Banespão". Ele tem 161 andares e possibilita uma visão de 360º inteiramente gratuita.
Confira abaixo as melhores atrações gratuitas para fazer em São Paulo:
Casa das Rosas - O casarão histórico foi construído em 1935, quando a região era ocupada por mansões dos senhores de café. Com o passar dos anos, ela foi cercada pelos arranha-céus da Avenida Paulista, passando a representar um refúgio verde no meio da principal avenida da cidade. Os visitantes podem admirar um belíssimo jardim de rosas, exposições e participar de atividades culturais como de artes plásticas, música, poesia, teatro e dança. A entrada é sempre gratuita e o local está aberto ao público de terça a sábado, das 9h às 20h, e domingo e feriados das 11h às 20h.
Museu de Arte de São Paulo (MASP) - O icônico edifício paulista é um dos museus mais famosos do Brasil. Ele foi inaugurado em 1968 na Avenida Paulista e conta com mais de oito mil obras, incluindo a maior coleção de arte europeia da América Latina, diversos trabalhos de artistas brasileiros e alguns de arte africana e asiática. Outro destaque é sua estrutura, projetada pela arquiteta italiana Lina Bo Bardi, com um vão livre de mais de 70 metros e duas colunas em forma de "L". A visitação é gratuita às terças-feiras, das 10h às 18h, e às quintas-feiras, das 17h às 20h.
Parque Trianon - Em meio à agitação da Avenida Paulista fica o parque repleto de áreas verdes. Inaugurado em 1892, ele foi projetado por dois paisagistas, o francês Paul Villon e o inglês Barry Parker. São mais de 48,6 mil metros quadrados de vegetação remanescente da Mata Atlântica. Além disso, o loca, onde há diversas espécies exóticas de flores, é lar de animais silvestres e mais de 25 espécies de aves. O parque fica aberto todos os dias das 6h às 18h.
Catedral da Sé - a imponente igreja é um símbolo da arquitetura neogótica e um dos principais cartões-postais da cidade. Ela começou a ser construída em 1913, pelo alemão Maximilian Emil Hehl, e foi inaugurada somente em 1954. Porém, de acordo com os registros históricos, a primeira estrutura foi instalada em 1591, representando o primeiro templo religioso da cidade. Além dos vitrais, há uma cripta aberta à visitação, inaugurada em 1919. Outro destaque é que bem na frente da catedral fica o Marco Zero de São Paulo. Ela fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 19; sábado, das 8h às 17h; e domingo, das 8h às 13h.
Edifício Altino Arantes - também conhecido como Edifício Banespa, ou "Banespão", o prédio é o terceiro mais alto de São Paulo, com 161 metros de altura e 40 andares. Construído em 1939, ele é muito famoso por oferecer um mirante com vista de 360 graus da cidade. É possível observar lugares como o Centro Antigo, a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento e o Mercado Municipal. A entrada é gratuita e ele fica aberto de segunda a sexta, das 10h às 15h.
Museu da Língua Portuguesa - Localizado no prédio histórico da Estação da Luz, o espaço cultural é um museu interativo sobre a língua portuguesa. O lugar conta com uma área para exposições temporárias, uma linha do tempo sobre o idioma, projeção de filmes educativos, um mapa do Brasil que permite conhecer diferentes sotaques e gírias da língua. Ele tem entrada franca aos sábado, das 10h às 18h.
Pinacoteca do Estado - O espaço cultural representa o museu mais antigo de São Paulo, fundado em 1905. Atualmente é um dos principais pontos turísticos da cidade, com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais, totalizando quase oito mil peças. Um dos destaques é a coleção de pintura brasileira dos séculos 19 e 20. Nos sábados, o acesso é gratuito das 10h às 18h.
Parque Ibirapoera - O belíssimo parque é o mais famoso da cidade e está instalado em uma área de 1,5 mil quilômetros quadrados. Ele foi construído em 1954 para comemorar os 400 anos de São Paulo. O local é perfeito para fazer piqueniques, praticar esportes e para quem procura um maior contato com a natureza. Além disso, dentro de sua área há diversos museus, como o Museu de Arte Moderna (MAM), Escola de Jardinagem, Herbário Municipal e o Pavilhão Japonês. Ele fica aberto todos os dias das 5h às 0h.
Horto Florestal - Com o nome oficial de Parque Estadual Albert Löefgren, o espaço verde ocupa uma área de 174 hectares. Ele está localizado na Zona Norte da cidade, perto do Parque Estadual da Cantereira, sendo um importante espaço de lazer. No lugar, é possível encontrar palco para eventos, pista de cooper, lagos, espaço para piquenique, o Museu Florestal. Ainda pode-se observar diversas espécies de animais e plantas. Ele fica aberto todos os dias das 6h às 18h.
Museu do Futebol - O museu é um dos principais pontos turísticos da cidade e está localizado embaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Ele tem um acervo inteiramente dedicado ao esporte mais famoso do Brasil, o futebol, em uma área de 6,9 mil metros quadrados. Em uma exposição, cujo tema principal é "Emoção, História e Diversão", os visitantes podem escutar gravações de locutores de rádio, ir a uma área para bater um pênalti e saber qual a velocidade do seu chute e conhecer crônicas contadas sobre dribles e gols. A entrada é gratuita aos sábados, das 9h às 17h.

FONTE: MSN VIAGENS - http://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/s%C3%A3o-paulo-atra%C3%A7%C3%B5es-gratuitas-para-fazer-na-capital-de-sp/ar-BBke6MH

0 comentários

Postar um comentário